Atividades para as férias
Fundamental II
Normalmente quando pensamos em férias nos vem à cabeça viagens, passeios, visitas aos familiares e amigos, passeios no shopping ou em parques... Mas e quando não podemos sair de casa? Pensando nisso, preparamos algumas sugestões de atividades e recomendações para que, mesmo em um ambiente mais fechado, as férias não deixem de ser um momento agradável e de descanso da rotina escolar.
DICAS
Mesmo sem termos a rotina escolar, estipular horários e atividades para os adolescentes é algo de extrema importância. Isso auxilia no sono e no humor deles, controla a ansiedade e facilita a convivência em casa. Nessa idade, é muito importante tomar cuidado para eles não trocarem o dia pela noite;
Defina também os combinados da casa e regras de boa convivência. Um cartaz afixado à parede auxilia muito para que todos se lembrem de respeitar o espaço do próximo;
Atente-se para a quantidade e qualidade das refeições diárias, bem como ingestão de água. Ter uma garrafa com água sempre ao lado é importante, para melhor consciência de quanta água está sendo ingerida ao dia;
Atenção também à higiene pessoal: por eles serem mais velhos, por vezes acabamos não reforçando tanto, porém é importante verificar se eles estão escovando os dentes, tomando banho todos os dias e tendo hábitos de higiene em geral;
Dividam o tempo entre atividades de lazer e atividades que demandem mais responsabilidade com a família e a casa;
Incentive o adolescente a sair do quarto, usando outros espaços da casa;
Alterne também entre atividades mais físicas e ativas e atividades mais calmas e introspectivas. Combinar o horário de cada uma dessas atividades com o momento do dia dos outros membros da família irá auxiliar na harmonia da casa;
Delegue atividades domésticas para eles: auxiliar no preparo das refeições, varrer/aspirar alguns cômodos, auxiliar com as roupas, tirar o lixo, organizar espaços...
Desenvolva um planejamento semanal de atividades junto com o adolescente (Sugestão de modelos:
Trace metas, delegue tarefas. Ex.: listar atividades que devem ser feitas na semana e apresentadas no jantar de sábado ou almoço de domingo, como melhorar a organização do quarto ou do armário. Incentivar uma apresentação em forma de cartaz ou Power Point, para valorizar o trabalho;
Desenvolva atividades temáticas e que estimulem a criatividade: jantar mexicano, dia da fantasia, noite da pizza;
Incentive o jovem a se expor ao sol, mesmo que dentro de casa, por pelo menos 30min ao dia.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA INCLUIR NA ROTINA:
Abaixo uma sugestão de como organizar a rotina diária. O ideal é adaptá-la à rotina da casa: atividades mais calmas quando todos estão trabalhando ou relaxando e atividades mais agitadas quando o ambiente estiver mais movimentado. Também é importante mesclar entre obrigações e lazer.
Segunda a sexta-feira:
1. Acordar / Levantar
É sempre importante estipular um horário para levantar da cama. Jovens gostam de dormir até mais tarde e não há problema em fazer isso nas férias, porém, temos que cuidar para que eles se mantenham de alguma forma ativos e se alimentado adequadamente, sem passar o dia todo na cama ou no sofá e, principalmente, sem passar o dia todo de pijama. Além disso, quanto mais tarde eles acordarem, mais tarde irão dormir, e logo começarão a trocar o dia pela noite. É importante que eles acordem, troquem de roupa e façam toda a rotina matinal, como se fossem sair de casa, para o corpo entender esse momento e de fato despertar.
2. Café da manhã, sentado à mesa
Fazer as refeições sentado à mesa torna o ato da refeição mais consciente. Deixe que seu filho(a) prepare tudo (ou quase tudo) sozinho, porém atente-se para a qualidade da refeição. Ao terminar, não esqueça de orientá-lo a fazer limpeza do espaço e escovar os dentes em seguida.
3. Tarefas domésticas
É uma atividade que tanto auxilia o adolescente a entender a importância do cuidado com a casa e sua família quanto auxilia na rotina familiar. Colocar essa atividade como a primeira do dia facilitará na questão de horários e abre espaço para que a tarde seja mais ocupada com atividades de lazer.
4. Preparação do almoço e almoço, preferencialmente com a família, sentado à mesa
As atividades domésticas podem incluir o preparo do almoço. Nessa idade, eles já conseguem preparar sozinhos uma salada e até fazer pratos simples. É importante sempre ter uma supervisão, principalmente ao mexer com facas e com fogão/forno, mas ao mesmo tempo deixá-los usar a criatividade. Existem muitos canais no YouTube com receitas fáceis. Quem sabe isso não se torna um hobbie?
Seguem algumas sugestões de receitas fáceis:
Para quem tem intolerância / alergias alimentares:
Caso a família esteja fazendo home office, o horário do almoço é um bom momento para reunir todos à mesa e conversar em família. Dessa forma, todos que estão em casa saem um pouco da rotina de tarefas e têm um momento de descontração. Atentem-se, nesse momento, ao uso dos celulares. O ideal é que eles não fiquem à mesa, para que a consciência esteja voltada para a alimentação e contato com a família.
Após a refeição, sempre lembrar da limpeza do ambiente e não esquecer de escovar os dentes.
5. Leitura
Após o almoço, uma atividade mais calma é sempre bem-vinda. Uma forma de não ficar no celular ou na frente da tv é incentivando a leitura de um bom livro. Para aumentar o interesse do adolescente pela leitura, o ideal é encontrar um gênero literário que o agrade. Alguns gostam mais de biografias, outros gostam mais de romance, outros de ficção. A leitura, nesse momento, precisa ser fácil e prazerosa, afinal, estamos de férias!
Seguem algumas sugestões de títulos:
(atentar-se à faixa-etária indicativa)
Título: Luluca no Mundo dos Desafios
Autora: Luluca
Título: O Diário Perdido de Gravity Falls 3
Autor: Alex Hirsch
Título: Harry Potter e a Pedra Filosofal
Autora: J.K. Rowling
Título: Malala, a Menina que Queria ir para a Escola
Autora: Adriana Carranca
Título: A Cinco passos de você
Autores: Rachel Lippincott, Mikki Daughtry e Tobias Iaconis
Título: Para todos os garotos que já amei
Autora: Jenny Han
Título: Anne de Green Gables
Autora: Lucy Maus Montgomery
Título: O Pequeno Príncipe
Autor: Antoine de Saint-Exupéry
Título: As Aventuras de Mike
Autores: Gabriel Dearo e Manu Digilio
Título: As Crônicas de Narnia
Autor: C. S. Lewis
Título: Percy Jackson – série completa
Autor: Rick Riordan
6. Atividade física
Dicas importantes:
• Faça a atividade em um espaço que seja seguro, para não se machucar ou quebrar objetos de sua casa, e que siga as diretrizes do isolamento social;
• Na falta de material sugerido, utilize materiais alternativos;
• Aumente o nível de dificuldade gradativamente e respeite os limites do corpo;
• Se possível, faça as atividades em família;
• Lave bem as mãos após as atividades.
Tema: Aprenda a fazer malabarismo com 3 bolinhas.
Tema: Aprendendo a pular corda.
Tema: Desafio da Bola de meia.
Obs. Realize a atividade com a supervisão de um adulto.
Tema: Aula de alongamento.
Tema: Dança
Just dance (vários vídeos podem ser encontrados na busca, no YouTube).
Tema: Movimento / coordenação
Fazer os desafios do Tik Tok
Mais vídeos com sugestões de atividades:
Desafios (em inglês):
7. Estudos diários
Principalmente para quem está de recuperação em alguma disciplina ou tem dificuldade em disciplinas específicas, é importante não se esquecer delas durante as férias. Deixar para retomar os conteúdos na primeira semana de aula pode ser extremamente exaustivo e frustrante, pois será necessário reativar a memória de algo que ficou por muito tempo esquecido, além de o cérebro se sentir “preguiçoso”, depois de tanto tempo parado. Mesmo para quem não apresenta dificuldades, separar alguns dias da semana para exercitar o cérebro irá auxiliar muito no retorno às aulas.
Esse estudo diário não precisa necessariamente ser algo maçante. Existem muitas plataformas e sites com jogos que estimulam o raciocínio e mantem o cérebro ativo, pronto para retornar às aulas, no mês seguinte.
Seguem exemplos:
Experiências na cozinha:
Aprenda sobre outros países:
8. Desenvolvimento de um hobbie
Férias em casa é o momento perfeito para desenvolvermos um hobbie. Por que não aprender a desenhar, pintar, fazer origami, criar um gibi ou mangá, tocar um instrumento musical, escrever histórias...? Na internet existem muitos cursos, gratuitos ou com custo acessível, com os quais você consegue iniciar uma atividade desde o nível mais básico. A plataforma Udemy apresenta uma gama enorme de opções. Além disso, existem diversos canais no YouTube, perfis no Instagram e podcasts para os mais variados temas.
Essas atividades estimulam a criatividade, acalmam a ansiedade e preenchem o tempo de forma mais produtiva. Além disso, é uma ótima forma de começar a descobrir talentos ocultos e por vezes até iniciar uma descoberta de habilidades que poderão ser aproveitadas em uma profissão, no futuro.
9. Jogos virtuais / videogame / redes sociais
Antes do jantar, uma atividade mais descontraída e relaxante e, principalmente, com hora para terminar. Cada adolescente terá sua preferência, porém, o importante é eles saberem que essas atividades serão limitadas a esse momento do dia.
10. Jantar em família, sentados à mesa
Aproveitem esse momento para conversar sobre o dia. Mesmo tendo passado o dia todo em casa, é importante partilhar coisas boas que aconteceram no dia, descobertas e feitos. Os momentos em família são importantes para o adolescente, então vale a pena incluir eventualmente uma sobremesa diferente que possa ser montada à mesa (com chantilly, granulado, gotas de chocolate, frutas picadas), um jogo de perguntas e respostas ou uma atividade que envolva a participação e interação de todos. Também é o momento de verificar as atividades que foram feitas no dia e quais serão feitas no dia seguinte. Vale incentivar nesse momento a revisão do planejamento da semana e do cronograma para o dia seguinte.
11. Momento com a família
Quando temos adolescentes em casa, tendemos a deixá-los mais livres durante o dia e, muitas vezes, eles acabam se isolando ou a comunicação é feita apenas para dar ordens e conferir atividades. Antes de dormir, é interessante ter um momento em família, para retomar os laços e amenizar o clima, que pode ir ficando tenso ao longo do dia. Pode ser uma série que vocês assistam juntos, um episódio por dia, um momento musical, ver fotos ou filmes de família (ex: cada noite retomar as fotos de uma viagem diferente ou de aniversários). 30min ao dia é o suficiente para que todos aproveitem para relaxar antes de dormir e retomar os vínculos que acabam sendo perdidos no dia-a-dia.
12. Pausa inaciana
A Pausa Inaciana é um momento de interiorização, em que a pessoa medita a própria vida, à luz das Sagradas Escrituras ou de uma temática específica. Deve ser um momento propício para o contato com Deus, consigo mesmo e com o mundo. Nesse sentido, o silêncio é essencial, assim como a preparação do ambiente e a boa posição corporal, assumida durante o momento de oração.
Sugestão de roteiro:
(Faço silêncio interior e exterior. Respiro lentamente, suavemente. Tomo consciência de que estou na presença de Deus.)
1. Sinal da Cruz;
2. Pedido de Graça: Peço a Deus Nosso Senhor para que todos os meus desejos, pensamentos e sentimentos estejam voltados unicamente para o Seu louvor e serviço. Peço a graça que verdadeiramente desejo receber de Deus;
3. Texto bíblico ou algum outro texto ou temática proposta: Pode-se utilizar o Evangelho do dia ou uma temática mais específica, sempre favorecendo uma meditação posterior;
4. Meditação: É importante que haja um momento delimitado para que em silêncio, a pessoa consiga interiorizar a temática proposta;
5. Oração Final: Pedir a graça de ser fiel e de permanecer na busca da vontade de Deus;
6. Oração do Pai Nosso;
7. Sinal da Cruz.
Revisão Inaciana de Vida:
1. Peço a graça de fazer uma boa revisão de vida. O que mais me chamou a atenção no dia de hoje?
2. Onde senti mais facilmente a presença de Deus?
3. Onde me afastei mais de Deus? Por quê? Qual o motivo profundo desse afastamento?
4. Agradeço pelos momentos em que cooperei com Deus para o bem dos outros e peço perdão por aquilo que fiz mal ou deixei de fazer.
5. Renovo minha esperança: “Amanhã, será melhor!” Rezo um Pai Nosso.
Músicas para a Pausa Inaciana (Instrumental):
Taizé
Hillsong – Instrumental
Modelos de Pausa Inaciana:
Colégio Diocesano, Teresina
Mística Inaciana
Oração Diária
13. Hora de dormir
O ideal é sempre deitar-se no mesmo horário, mesmo sem sono, para o corpo ir se acostumado. Para quem tem mais dificuldade para dormir, é possível ler um livro ou ouvir uma música, com luz baixa, porém não é recomendado que nenhum eletrônico (principalmente celular) seja levado para o quarto, nesse momento, pois isso pode fazer com que adolescente se distraia e leve horas para dormir, além de sua luz interferir na qualidade do sono.
Finais de semana:
Aos finais de semana provavelmente a rotina da casa irá mudar. É normal acordar um pouco mais tarde nesses dias, porém temos que ter em mente que mudar bruscamente a rotina no final de semana irá interferir diretamente na rotina da segunda-feira. O mais importante, aos finais de semana, é variar as atividades, em relação à rotina dos dias úteis, incluir mais atividades em família e fazer com que o final de semana seja de fato percebido, mesmo que não haja muita variação de lugares físicos.
Possíveis atividades em família:
Inventar uma história.
Encenar / desenhar / gravar essa história.
Criar um gibi (vocês podem fazer uma história em quadrinhos por final de semana).
Karaokê.
Just dance.
Criar paródias de músicas.
Cinema com pipoca (trazer filmes da adolescência dos pais, por exemplo, ou assistir a clássicos).
Acampamento na sala.
Piquenique no quintal / sacada.
Jantar temático, com direito a decoração e trajes típicos.
Festa à fantasia.
Noite do pijama.
Jogos (memória, quebra-cabeça, tabuleiro, como Hora do Rush, War, Banco Imobiliário, Reversi, Trajan, Rock Roll Manager, Escape Big Box etc, cartas, dominó ou até um jogo inventado por vocês mesmos, com perguntas sobre a família, por exemplo).
Invenção de um esporte ou brinquedo (usar materiais recicláveis ou objetos da casa).
Caça ao tesouro.
Fazer um cartaz ou uma colagem. Sugestões de temas: minha família na quarentena; lembranças de família; lugares que queremos ir quando a quarentena acabar; viagens que queremos fazer; fatos engraçados sobre a minha família; curiosidades pelo mundo.
Ver fotos e vídeos de família.
Fazer chamadas de vídeo com os familiares e amigos.
Ensinar brincadeiras da sua infância.
Ler um livro em conjunto, em voz alta.
Customizar camisetas.
Jardinagem
Criação de uma coreografia, música, vídeo (no app Tik Tok vocês podem encontrar várias ideias criativas e divertidas).
Criar um canal do YouTube (não precisa postar, vocês podem arquivar esses vídeos, criando memórias da família).
Fazer um diário da quarentena ou podcast.
Cápsula da quarentena: montar uma caixa ou baú com lembranças da semana, para abrir daqui 1 ano.
Dicas de atividades diversas, por idade:
Sugestões de filmes:
Filmes sobre esportes:
Classificação indicativa: 12 anos
Classificação indicativa: 12 anos
Filmes Artísticos:
Classificação indicativa: 12 anos
Classificação indicativa: 12 anos
Séries:
Rua Vicente da Costa, 39 - Ipiranga - São Paulo - SP
11 3013-0320 | faleconosco@sanfra.g12.br | sanfra.g12.br