Atividades para as férias

Fundamental I


A palavra férias está relacionada a viagens, a visitas a familiares e amigos e a passeios em shopping ou parques. Mas quando não podemos sair de casa? Pensando nisso, preparamos algumas sugestões de atividades e recomendações para que, mesmo em um ambiente fechado, as férias não deixem de ser um momento agradável e de descanso da rotina escolar.

DICAS

Mesmo sem termos a rotina escolar, estipular horários e atividades para as crianças é algo de extrema importância. Isso auxilia no sono e no humor deles, controla a ansiedade e facilita a convivência em casa; 

Estabelecer combinados em família (importante, principalmente para os menores, que isso seja algo bem visual) indicando coisas que nunca, às vezes ou sempre podem ser feitas;

Atente-se para a quantidade e qualidade das refeições diárias, bem como ingestão de água;

Dividam o tempo entre atividades que a criança possa fazer sozinha e atividades para fazer acompanhada/ em família, com base nas atividades dos outros familiares;

Prepare espaços dentro de casa, se possível, para a criança ter uma sensação maior de que variou as atividades diárias. Ex.: montar uma brinquedoteca no escritório, cineminha na sala, atividades esportivas no corredor...


Alterne, também, entre atividades mais físicas e ativas e atividades mais calmas e introspectivas. Combinar o horário de cada uma dessas atividades com o momento do dia dos outros membros da família irá auxiliar na harmonia da casa;


Faça algumas atividades domésticas com a criança, como a preparação das refeições, organização dos cômodos e de roupas. Por mais que eles ainda sejam pequenos, auxiliar na colocação e mistura dos ingredientes do jantar, colocar tempero na panela ou guardar as próprias roupas faz com que eles se sintam importantes, participantes da rotina da casa, e cria o senso de responsabilidade, além de proporcionar uma atividade a eles em um momento em que normalmente fica mais difícil observá-los em outros cômodos;

Crie desafios: guardar todos os brinquedos no menor tempo possível, encontrar 5 objetos de determinada cor em um minuto, pensar em uma forma diferente de ir do sofá até a cozinha;


Desenvolva atividades temáticas e que estimulem a imaginação: jantar mexicano, dia da fantasia, noite da pizza, banho no fundo do mar;


Procure um local da casa e momento do dia para a criança ficar/brincar no sol.


SUGESTÕES DE ROTINA:

Abaixo uma sugestão de como organizar a rotina diária. O ideal é adaptá-la à rotina da casa: atividades mais calmas quando todos estão trabalhando ou relaxando e atividades mais agitadas quando o ambiente estiver mais movimentado.

Segunda a sexta-feira:

1. Acordar

Acordar a criança sempre no mesmo horário fará com que esse momento seja cada dia mais fácil e mecânico, além de interferir positivamente no humor da criança e auxiliar na rotina da casa. O ideal é acordar e já fazer as atividades matinais como se fosse sair de casa: ir ao banheiro, trocar de roupa... Nada de passar o dia de pijama!


2. Café da manhã, sentado à mesa

Fazer as refeições sentada à mesa estimula a criança a tomar consciência desse momento. Nessa idade, já é possível que as crianças preparem boa parte do próprio café da manhã, com a supervisão de um adulto. Também é possível que ela arrume a mesa sozinha. Ao terminar, não se esqueça de orientar a criança a auxiliar na limpeza do espaço e escovar os dentes em seguida.

3. Hora do desenho / YouTube / Netflix

As crianças costumam ainda estar sonolentas nesse momento do dia, por isso, a sugestão de uma atividade mais tranquila e passiva. Cuidado apenas para seus filhos não passarem a manhã na frente da televisão ou do tablet. Nessa idade, a maioria das crianças já começa a ter seus canais preferidos no YouTube. É sempre importante ficar atento aos conteúdos. 

Seguem algumas sugestões de canais educativos:

Canal do Júlio

Manual do Mundo

Operação cinema

Palavra cantada

Super simple songs

Mundo Gloob

Castelo Rá-tim-bum

Quintal da Cultura

Minuto da Terra: 

De pai para filha

Papo de biólogo

Histórias em inglês

4. Atividades artísticas no sol

O sol também é muito importante para nossa saúde, porém, ao passar muito tempo dentro de casa, acabamos nos esquecendo dele. Pegar o sol da manhã é muito bom para aquecer o corpo e deixar a criança mais bem-humorada. Se possível, tente montar uma mesa em algum lugar da casa com sol (sacada, varanda, quintal, cômodo bem iluminado) para que a criança desenvolva atividades artísticas como colagens, pintura, esculturas, teatro de fantoches e massinha.

Sugestões de atividades:

Mesa de papelão

Origami

Brinquedos de sucata

Jogos de sucata

Slime com papel higiênico

Jogo para brincar com as emoções: 

Brincando com as sombras:

Para quem tem impressora em casa, muitos sites na internet também disponibilizam atividades para impressão. Segue link para livro de atividades e jogos baseados nas obras do artista Gustavo Rosa:

Clique aqui!

5. Lanchinho leve

No meio da manhã, as crianças costumam sentir fome, porém, é preciso ter cuidado para não tirar o apetite delas para o almoço. Um lanche leve como uma fruta, um copo de leite ou até uma bolachinha saudável pode ser a solução.

6. Atividades com movimento: dança, percursos, saltos, amarelinha. 

Dicas importantes:

• Faça a atividade em um espaço que seja seguro para a criança não se machucar ou quebrar objetos de sua casa;

• Na falta de material sugerido, utilize materiais alternativos;

• Aumente o nível de dificuldade gradativamente e respeite os limites da criança;

• Se possível faça as atividades em família;

• Lave bem as mãos após as atividades.

Tema: Brincadeiras com corda

Tema: Ginástica Infantil

Tema: Fazendo um kit de badminton para jogar em casa


Obs. Realize a atividade com a supervisão de um adulto

Tema: Como fazer um Pé de lata


Obs. Realize a atividade com a supervisão de um adulto

Tema: Faça a sua fita da Ginástica Rítmica


Obs. Realize a atividade com a supervisão de um adulto

Tema: Jogos e brincadeiras lúdicas para crianças



Tema: Faça a sua peteca

7. Preparação do almoço e almoço, preferencialmente com a família, sentado à mesa

Esse é um momento em que normalmente não conseguimos dar tanta atenção às crianças. Uma forma de não os perder de vista é os incluindo na atividade. Peça ajuda na hora de colocar ingredientes na panela (para os mais novos, já separe a porção correta antes), colocar os temperos, montar a salada, misturar os ingredientes. Eles também já podem ajudar a pôr a mesa. Quanto mais a criança participar da preparação da refeição, maior será seu interesse em comê-la depois, facilitando a inserção de novos alimentos em seus hábitos alimentares.



Caso a família esteja fazendo home office, é um bom momento para reunir todos à mesa e a criança perceber que não está sendo excluída das atividades dos pais. Atentem-se, nesse momento, ao uso dos celulares. O ideal é que eles não fiquem à mesa, para que a consciência esteja voltada para a alimentação e contato com a família. Após a refeição, sempre lembrar de pedir à criança para ajudar na limpeza do ambiente e não se esquecer de escovar os dentes.

8. Pausa inaciana

A Pausa Inaciana é um momento de interiorização, em que a pessoa medita a própria vida, à luz das Sagradas Escrituras ou de uma temática específica. Deve ser um momento propício para o contato com Deus, consigo mesmo e com o mundo. Nesse sentido, o silêncio é essencial, assim como a preparação do ambiente e a boa posição corporal, assumida durante o momento de oração.

Para os menores:

Olhinhos fechados / coração aberto


Em nosso dia a dia na escola, paramos um momento para realizar o momento olhinhos fechados, coração aberto. Para isso, ouvimos músicas e vídeos sobre diversos temas e, em seguida, realizamos uma breve reflexão em conjunto.


- Escolha um momento e ouça a música.

- Reflita sobre a mensagem que a música nos passa.

- Converse com o adulto que está com você.

Músicas para a Pausa Inaciana:

Taizé

Hillsong – Instrumental

Exemplos de desenhos bíblicos para se usar com crianças sem o domínio da leitura: 

Modelos de Pausa Inaciana:

Colégio Diocesano, Teresina

Mística Inaciana

Oração Diária

9. Jogos virtuais / videogame

Após o almoço, uma atividade mais leve auxilia na digestão. Cuidado apenas no controle do tempo.

Alguns sites com jogos educativos:

Escola games

Samartkids

Poki

Games educativos

Jogos de alfabetização (1º ano)

Jogos em inglês:

Memória

Pirate games

Maths games (os sem estrela são gratuitos)

10. Atividades com movimento: dança, jogos, brincadeiras adaptadas

Brincadeiras por faixa etária

Just dance


Atividades com histórias

I spy (eu vejo):

Atividade que costuma ser feita nas aulas de inglês, mas pode ser adaptada para o português. Quem está guiando a atividade diz: I spy with my little eye... (eu vejo com meus olhinhos) e completa com algo como: algo azul, algo grande, algo pequeno. A criança deve sair pela casa procurando um objeto que tenha essa característica.

11. Experiências

Mundo da Vivi

Ideias incríveis

Kitchen Science Experiments:

Funny Challenges:

How to:

Clique aqui e assista!

12. Culinária

Por que não preparar o próprio lanche da tarde? Seguem algumas sugestões de receitas fáceis para crianças:

Dica 01

Dica 02

Dica 03

Dica 04

Para crianças com intolerância / alergias alimentares: 

Clique aqui!

Algumas crianças ainda vão se interessar em fazer chá de bonecas. Outras vão gostar de fazer piquenique. Aproveite também para transformar esse momento em uma atividade lúdica na qual use a criatividade. Convidar bonecos e animais de pelúcia para esse momento também pode facilitar, para que a criança não se sinta sozinha enquanto os pais realizam suas tarefas em casa.

13. Jogos 

Para as crianças que estão sozinhas, vale a pena incentivá-los a montar quebra-cabeças, Lego ou qualquer outra atividade que exija a concentração deles, sem a necessidade de alguém estar junto. Para quem tem irmãos ou alguém da família para brincar com eles, jogos de tabuleiro, cartas, dominó também são boas opções para lembrar as crianças que jogos divertidos também existem fora do computador, celular ou tablet. Outra opção são as revistinhas de atividades, como a revista Picolé, Recreio ou Almanaque de férias. Existem também muitos sites onde podemos imprimir cruzadinhas, caça palavras, jogos de código etc.

Sugestão de jogos que trabalham a memória e sequências:

Clique aqui!

Jogos lúdicos com tampinhas e garrafas:

Jogos pedagógicos para se fazer em casa:

14. Crie / aprenda a tocar um instrumento musical

Além de ser um bom passatempo, a música também ajuda muito na concentração, desenvolvimento do raciocínio lógico e controle do humor das crianças.

Playlist sobre musicalização infantil

Como fazer instrumentos musicais

Percursão corporal:

13. Banho

Também pode se tornar uma atividade lúdica, com brinquedos. Cuidado apenas com o consumo de água!

14. Preparação do jantar

Levar em consideração as mesmas orientações do almoço.

Dicas de receitas: 

Acesse aqui!

15. Jantar em família, sentados à mesa

Aproveitem esse momento para conversar sobre o dia. Mesmo tendo passado o dia todo em casa, é importante perguntar à criança o que ela fez de legal no dia, o que ela não gostou, do que ela brincou e o que ela aprendeu. Os momentos em família são bastante aguardados pela criança, então vale a pena incluir eventualmente uma sobremesa diferente que possa ser montada à mesa (com chantilly, granulado, gotas de chocolate, frutas picadas), uma brincadeira ou uma atividade que envolva a participação e interação de todos.

Após o jantar, vocês podem montar a rotina do dia seguinte em família e afixá-la em um local da casa (parede da cozinha, da sala...). É uma forma interessante de auxiliar na organização da família e também acalmar a ansiedade da criança.

16. Leitura / Contação de história

Após o jantar, é o horário de começar a diminuir o ritmo para dormir. Ler um livro ou contar uma história, já de pijama, é uma excelente oportunidade de estimular novamente a imaginação da criança, mas ao mesmo tempo já deixá-la relaxada para uma boa noite de sono. Gibis também valem nessa hora. A ambientação faz diferença, como não deixar aparelhos eletrônicos perto da criança, diminuir a intensidade da luz e diminuir os sons da casa, incluindo tom de voz e sons externos (tv, celular).

17. Hora de dormir

Por mais que seja uma tarefa difícil em alguns dias, colocar a criança na cama com as luzes apagadas todos os dias no mesmo horário irá ajudar muito na rotina do dia seguinte.

Finais de semana:

Aos finais de semana provavelmente a rotina da casa irá mudar. É normal acordar um pouco mais tarde nesses dias, porém temos que ter em mente que as crianças provavelmente irão acordar em um horário próximo ao que estão acostumadas durante a semana e também sentir fome nos mesmos horários. A rotina não precisa mudar, mas se for possível inserir mais atividades em família, será uma quebra interessante na rotina, para que esta não fique cansativa.

Possíveis atividades em família:

- Inventar uma história.

- Encenar / desenhar essa história.

- Criar um gibi (vocês podem fazer uma história em quadrinhos por final de semana).

- Karaokê.

- Just dance.

- Criar paródias de músicas.

- Cinema com pipoca (Sugestão: um dia com um filme que marcou a infância do pai, outro dia com o filme que marcou a infância da mãe...).

- Acampamento na sala.

- Piquenique no quintal / sacada.

- Jantar temático, com direito a decoração e trajes típicos.

- Festa à fantasia.

- Noite do pijama.

- Jogos (memória, quebra-cabeça, tabuleiro, como Hora do Rush, Banco Imobiliário, Reversi, Trajan, Rock Roll Manager, Escape Big Box etc).

- Aprender sobre outros países:

Acesse aqui!

- Visitas virtuais a museus:

Acesse aqui!

Em Português

Acesse aqui!

Em Inglês

- Punch the box:

Acesse aqui!

- Criação de um jogo, esporte ou brinquedo (usar materiais recicláveis ou objetos da casa).

- Caça ao tesouro.

- Safári pela casa: desenhar ou imprimir e colorir desenhos de animais e depois montar um safári pela casa. A atividade pode inclusive trabalhar os diferentes ecossistemas: em uma semana vocês fazem um safári na África, na outra semana uma viagem pelo Pantanal etc. Para os mais velhos, eles podem ser os responsáveis por fazer a pesquisa e montar o safári, para conduzir a família depois, explicando sobre os animais.

- Fazer um cartaz ou uma colagem.

- Ver fotos e vídeos de família. Essa atividade pode ser temática: aniversários, viagens, verão, inverno, fotos antigas etc.

- Fazer chamadas de vídeo com os familiares e amigos.

- Ensinar brincadeiras da sua infância.

- Ler um livro em conjunto (cada um lê um pedaço, fazendo vozes).

- Customizar camisetas.

- Jardinagem

Dicas

- Criação de uma coreografia, música, vídeo (no app Tik Tok vocês podem encontrar várias ideias criativas e divertidas).

- Criar um canal do YouTube (não precisa postar, vocês podem arquivar esses vídeos, criando memórias da família).

- Fazer um diário da quarentena ou podcast.

- Cápsula da quarentena: montar uma caixa ou baú com lembranças da semana, para abrir daqui 1 ano.

- Assistir a contações de histórias:

Dica 01 Dica 02 Dica 03 Dica 04

Dicas de atividades diversas, por idade:

Dicas

Sugestões de livros:

·    Título: Arca de Noé

·    Autor: Vinícius de Moraes


·    Título: Com Quantos Pingos se faz uma Chuva

·    Autora: Maria Amália Camargo

 

·    Título: Luluca no Mundo dos Desafios

·    Autora: Luluca

 


·    Título: O Diário Perdido de Gravity Falls 3

·    Autor: Alex Hirsch

 

·    Título: Harry Potter e a Pedra Filosofal

·    Autora: J.K. Rowling

 

·    Título: O Pequeno Príncipe

·    Autor: Antoine de Saint-Exupéry

 

·    Título: As Aventuras de Mike

·    Autores: Gabriel Dearo e Manu Digilio

Mais sugestões de livros infantis!

Sugestões de filmes:

- The Willowghbys

- Trolls

- Link perdido

- Scoob!

- Space Jam

- Divertidamente

- Um faz de conta que acontece

- Meu malvado favorito

- Os Incríveis

- Shrek

- Detona Ralph

- O pequeno príncipe

- Matilda

- A era do gelo

- Valente

- Lilo e Stitch

- Up, altas aventuras

- A fantástica fábrica de chocolate

Séries:

- Full House / Três é demais

- Fuller House

- Gravity Falls

- Hora da Aventura

- Supergirl

- The Flash

- Perdidos no Espaço

- Caçadores de trolls: contos da Arcádia

- Carmen Sandiego

- Dragões: corrida até o limite

- Hilda

- A pior bruxa do mundo

- Steven Universo

Rua Vicente da Costa, 39 - Ipiranga - São Paulo - SP

11 3013-0320 | faleconosco@sanfra.g12.br | sanfra.g12.br